quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Zap Internacional 07

Bom, dizia-se que o Bill Bryan vinha de novo a Portugal, e eu, com grande entusiasmo contava os dias para o ZAP 2007, pois iria ver o Deus do Skim e ia reviver os momentos do ZAP do ano anterior, que havia sido o maior e melhor campeonato que já tinha visto e vivido!

Era sexta-feira à tarde, estava eu no Cais do Sodré à espera do Miguel Lobo (Deuz) que me ia dar boleia, com um pouco de atraso lá nos pomos a caminho de Santa Cruz, eu, o Miguel e o Tiago (Skimboy). A viagem foi um pouco atribulada no inicio pois tivemos que voltar para trás a casa do Miguel que se tinha esquecido de algo, bem mas depois disso lá fomos descontraidamente até ao Spot, entretanto soube que o Bill Bryan não veio, para meu desgosto… mas mesmo assim estava cá um dos melhores do mundo e o Homem que quase criou o skim.

Quando lá chegamos, dirigimo-nos directamente para a colónia, onde íamos dormir, por azar houve confusões nas marcações da camarata e tivemos que nos mudar para o campismo nessa noite, posteriormente a termos pousado as coisas fomos direitos à praia a ver se ainda estavam por lá os americanos e foi mesmo na altura que chegamos, que eles se estavam a ir embora, foi logo bom ver caras que apenas pela Internet se conhecia.

Nessa noite deu para um jantarinho na conhecida pizzaria de Santa Cruz, jantou-se bem na companhia de outros que haviam chegado mais tarde, e estávamos na véspera do grande Campeonato onde a noite havia sido muito chuvosa.

Na manhã seguinte, tudo a acordar às 8h da manhã, deparava-se com um céu muito nublado sem qualquer aberta, mas pouco vento. Dirigimo-nos até à vila para tomar o pequeno-almoço e por acaso fomos parar ao mesmo café que os americanos, entretanto calhou eu tomar o pequeno-almoço sozinho com o Tex Haines, foi um grande privilégio e consegui perceber mais ou menos o seu ponto de vista em relação a vários aspectos do skim. Depois encontrámos os divertidos irmãos holandeses onde ainda deu para rir um pouco.

Bem, lá nos dirigimos para a praia, onde se via maré vazia e ondas no outside e um pouco desordenadas, deu-se início ao sign-in, entretanto o vento levantava-se e as condições de tempo pioravam. Quando se deu início aos heats estavam ondas razoáveis e todos esperavam pela “actuação” do Morgan Just, chegada a altura na primeira onda viu-se logo um domínio espectacular em cima da prancha. Passado pouco tempo interrompeu-se a prova por causa das condições de tempo, estava a chegar uma tempestade! Lá nos recolhemos todos para os abrigos, e apenas fazíamos tempo para o jantar de convívio do campeonato, esperava-se do melhor!

À noite, a malta juntou-se, comeu, bebeu, gritou, brindou, festejou, cantou, e lá continuou depois de jantar até noite dentro. Foi uma noite impecável na companhia dos habituais e mais alguns estrangeiros muito divertidos também.

Dia seguinte (Domingo e ultimo dia de prova), previa-se grande agitação pois teria que se completar o Campeonato ainda mal iniciado. Lá decorreram os heats com muita assistência, ondas fracas mas com uma enorme qualidade de skim, com o Hugo a ir buscá-las onde já estamos habituados, o Morgan a apostar nas ondinhas mais perto para fazer aerials, Mathiew revelou estar em grande forma, JD a inventar como sempre, Pinto a mostrar que ainda tem muito para dar e nas camadas mais jovens mostramos que estamos à frente.

Enfim, ao fim de tarde realizou-se a entrega de prémios, o Pedro (Slater) ainda deu um pequeno concerto de “gaita” (harmónica) em festejo de ter ganho a classe de Sub-18, no Open Hugo Santos confirmou a sua boa forma, na parte dos seniores Tex Haines apesar da sua idade mostrou que tem uma enorme experiência e grande fluidez em cima da prancha, nas raparigas tivemos pouca representação entregando o prémio a uma jovem francesa.

Foi um campeonato bastante bom, a nível competitivo, de convívio e de experiência pessoal, espera-se apenas mais e melhor para o ano!

By Diogo Braz (Skimpowerman)


Resultados da Final Open:

1. Hugo Santos (POR)

2. João Dinis (POR)

3. Matthieu Thibaud (FRA)

4. Pedro Lopes (POR)

Na competição por escalões os resultados foram os seguintes:

Juvenis

1. Simão Pinto (POR)

2. Fábio Afonso (POR)

3. Zé Brites (POR)

4. Gonçalo Santos (POR)

Femininos

1. Sophie Free (FRA)

2. Leila Mendes (POR)

3. Maria Pinto (POR)

4. Maria Fontan (POR)

5. Marie Free (FRA)

Júniores

1. Pedro Ribeiro (POR)

2. Diogo Conceição (POR)

3. Antonin Langeard (FRA)

4. João Pedro (POR)

Séniores

1. Fábio Gomes (POR)

2. Ivo Petiz (POR)

3. Hugo Fox (POR)

4. Valentim (TIM) Sousa (POR)

Masters

1. Tex Haines (USA)

2. Jeremy Collins (FRA)

3. Pascal Maire (FRA)

4. Rui Maurício (POR)


Sem comentários: