quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Campeonato Nacional 2007

Olá pessoal!!

Vou começar hoje mais uma novidade aqui para o nosso blog, desta vês é uma secção de campeonatos onde vamos falar sobre campeonatos que já aconteceram, recordar as coisas boas que neles houveram desde ondas, convívio, noite, etc.

Espero que gostem…


Para abrir vou vós falar sobre o Campeonato Nacional 2007


O Campeonato Nacional 07 realizou-se no já famoso conselho de Sesimbra, teve a duração de dois dias (sábado dia 8 e domingo dia 9 de Dezembro) e contou com cerca de 50 inscritos.


No dia de prova entraram em competição as classes mais jovens, na Praia de Sesimbra onde esteve um dia com sol e onde estavam umas ondas muito pequenas mas mesmo assim foi possível fazer as provas das categorias de sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 femininos e sub-18.


Em sub-12 consagrou-se José Campos vencendo a prova por causa de duas ondas na casa dos cinco pontos. Em 2º e 3º lugar ficaram Manuel Berberan e João Bernardo.

Nos sub-14 Simão Pinto consagrou-se ele campeão nacional em 2º, 3º e 4º ficaram António Gomes, Fábio Afonso e João Santos.

A final dos sub-16 foi bastante disputada entre dois atletas do SCS (Surf Club de Sesimbra) e dois atletas da ACRV (Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro), quem levou a melhor foi Eduardo Joaquim, em 2º Simão Pinto, em 3º Cristóvão Teodoro e em 4º Diogo Braz.

Na categoria de sub-18 femininos, Filipa Pinto apresentou-se em grande forma, garantindo o Titulo de Campeã Nacional de Skimboard Feminino, em 2º ficou Leila Mendes e em 3º Maria Fontan que deram grande luta à Campeã.

Para finalizar deu-se os sub-18 onde Diogo Conceição se sagrou Campeão em 2º ficou Pedro Silva 3º Daniel Rodrigues e em 4º Diogo Braz.

Uma grande curiosidade é que Diogo Conceição ainda é sub-16 mas optou por participar nos escalões sub-18 e Open com o objectivo de competir com adversários mais fortes.


O dia de prova passou para a Praia das Bicas para as categorias mais exigentes mas onde nem o dia chuvoso conseguiu estragar animação que reinou na praia.

As ondas estavam não estiveram más, mas segundo alguns locais podiam ter estado bem melhores, devido à subida do mar. Sendo aquelas de maior relevo e que causaram maior animação na praia devido as grandes manobras dos skimers nacionais, que diga se de passagem vieram de vários pontos do país de Norte a Sul não faltaram participantes onde podemos ver muitas caras conhecidas e algumas da nova geração também.


Na categoria de Open a fasquia esteve muito elevada, com vários atletas a mostrarem que tinha potencial para vencerem a prova. Nas primeiras rondas destacaram-se mais formam o jovem Rafael Santos, André Lindo, Mega, Hugo Santos, João Diniz e o Rúben Miranda.

Na primeira meia-final o Mega e o Rafa fizeram as malas ao André Lindo e ao Pedro Silva, enquanto que na segunda meia-final Hugo Santos e João Diniz mostram o grande potencial eliminando assim Guilherme Afonso e Rúben Miranda.

A Final teve um nível de Skimboard bastante elevado e segundo dizem do melhor que já se viu no nosso país.
Mega entrou muito bem na prova, fazendo duas boas ondas de pontuação elevado (7.5 e 5.15) colocando bastante pressão sobre o Campeão Nacional 06, Hugo Santos, que por sua vez teve um fraco inicio de prova. Depois de grande pressão feita sobre o Hugo, este na segunda metade da bateria abriu o jogo fazendo várias ondas que chegaram a ter 7.5 e 6 pontos, que fechou com chave de ouro a sua vitoria final permitindo-lhe assim revalidar o seu titulo de Campeão Nacional de Skimboard.

A organização esteve no seu melhor nível até ao momento, com grandes novidades em termos tecnológicos alguma vez já vistos numa prova de skimboard nacional, mas concretamente o julgamento informatizado e transmissão em directo da prova via Internet, algo inédito a nível mundial neste desporto (mas já vulgarmente usado em provas de Surf e Bodyboard).

A noite foi muito animada como sempre é habitual quando temos eventos como este, houve várias festas em vários spots (não secret’s) da pequena Vila de Sesimbra.

Foi um Fim-de-Semana em grande!!!!
Mel ;)


Resultados finais:

Open:

1 - Hugo Santos (Núcleo de Surf do Guincho)

2 - Emanuel Embaixador (Surf Clube de Sesimbra)

3 - João Dinis (Surf Clube de Sesimbra)

4 - Rafael Santos (Clube de Surf de Faro)

Sub-18:

1 - Diogo Conceição (Surf Clube de Sesimbra)

2 - Pedro Silva (Surf Clube de Sesimbra)

3 - Daniel Rodrigues (Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro)

4 - Diogo Braz (Surf Clube de Sesimbra)

Sub-18 Feminino:

1 - Filipa Pinto (Surf Clube de Sesimbra)

2 - Leila Mendes (Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro)

3 - Maria Fontan (Surf Clube de Sesimbra)

Sub-16:

1 - Eduardo Joaquim (Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro)

2 - Simão Pinto (Surf Clube de Sesimbra)

3 - Cristóvão Teodoro (Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro)

4 - Diogo Braz (Surf Clube de Sesimbra)

Sub-14:

1 - Simão Pinto (Surf Clube de Sesimbra)

2 - António Gomes (Surf Clube de Sesimbra)

3 - Fábio Afonso (Surf Clube de Sesimbra)

4 - João Santos (Surfjah Clube)

Sub-12:

1 - José Campos (Surf Clube de Sesimbra)

2 - Manuel Berberan (Surf Clube de Sesimbra)

3 - João Bernardo (Surf Clube de Sesimbra)


Podem ver filmes sobre a prova no Hi-live.com e fotografias em SCS.pt .


Co-autor: Hugo Simões (Xapa)

Fontes: Surf Club de Sesimbra; Hi-Live


Sem comentários: