terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Entrevista ao Ivo "Party" Petiz

Olá Pessoal!!

Voltamos ao Norte do Pais desta vez com uma Grande revelação do ano 2007, Ivo Petiz conhecido por Party.

Leiam com atenção pois é uma entrevista muito interessante e onde alguns irão ter esclarecidas algumas dúvidas...



Nome:
Ivo Soares Petiz
Data de Nascimento:
19-11-85
Local de Nascimento:
Porto
Altura:
quase 1,70m
Peso:
66kg (sem gesso)

Local onde skimas mais: No verão na capital (Esmoriz) e durante o resto no ano maioritariamente em Silvalde.
Spots Preferidos:
Barrinha, Praia do Morto, Matadouro e Praia da Roulote (sem o Norberto).
Viagens realizadas
: Nada de relevante.


Como é que o skimming entrou na tua vida?

Fazia praia com os meus pais em Esmoriz quando era (mais) pequeno e fui vendo
jovens ácidos como o Nikas, Carlos Freds e Ruben, entusiasmei-me com a espetácularidade d
o desporto e comecei a deslizar.


Há quantos anos fazes skimming e quais a diferenças que notas para os tempos que correm?

Comecei a fazer tapetes à uns anos largos, skim de ondas e mais a sério só desde 2005.


O que te prendeu neste desporto?

Este desporto é uma loucura, quem começa não quer largar, depois quanto mais evoluímos mais queremos praticar, é um verdadeiro vício, quase pior que malhar minis, o facto de poder estar a skimar e a passar orçamentos com os meus amigos também ajuda.


Quais as manobras que mais gostas de sacar na onda?

Faz-se o que o mar deixa e o que se sabe fazer, gosto da arte do tubo em si, sem exageros.


Quantas vezes fazes skim por semana?

Em tempo de aulas só ao fim de semana, no verão é até arder as virilhas, depois paro um dia, e volto como novo!


O que achas do skimming na actualidade e a sua evolução?

O skim em Portugal está encaminhadíssimo, várias marcas estrangeiras a investir aqui, as marcas nacionais a apostar e a trabalhar bem sempre com novidades, cada vez mais skimers, cada vez mais jovens e com garra, um circuito nacional, pelo menos dois regionais, o internacional Zap a por Portugal no mapa do skim mundial, penso que é isto que o skim nacional merece.


Qual é a evolução do skimming no norte do país?

O norte viveu tempos de crise quando a malta old school abandonou a competição, agora vai aparecendo um daqui e outro dali, cada vez somos mais e a puxar todos uns pelos outros, apesar de haver um desnível evidente com o centro do país, penso que o tempo diminuirá este desnível.


O que achas tu que se podia melhorar no skimming?

Penso que a criação de mais escolas como a Pénù seriam um bom incentivo às camadas mais jovens; a criação de clubes como o Skim Norte com os seus próprios circuitos regionais e eventos ajudaria os locais a evoluir na competição e daria a conhecer à comunidade skimmer novas praias e novos atletas, haveria mais provas por todo o país o que chamaria cada vez mais gente ao desporto; além disto penso que o fim das quesilias com a FPS também seria uma boa ajuda!


Sabemos que és um dos membros fundadores do Primeiro Clube de Skimming Português que dá pelo nome de “Clube Skim Norte”, como surgiu essa ideia e quais os vossos objectivos para o clube?

Antes do clube éramos um grupo de amigos que gostava de festa e de skim, surgiu a ideia de oficializarmos isso e com a criação do clube tornamo-nos ainda mais amigos, temos as nossas próprias festas, temos personalidade jurídica e eu até tenho outra época de exames hehe. Queremos sobretudo dinamizar o desporto na zona norte divulgando assim a modalidade e aumentando o número de praticantes, sendo um clube temos vantagens aquando da organização de provas nacionais e regalias junto de outras instituições e mais apoios, assim torna-se mais fácil organizar eventos pois já não somos uma pessoa a querer fazer algo novo mas sim uma associação a fazer algo para o que foi criada. Penso que desta forma também estamos a ajudar o skim nacional.


Com quantos membros já conta o vosso clube? São só membros do norte/centro do pa
ís ou também já tem de outras zonas?

Actualmente já somos um número considerável de sócios, já se pode constatar isso no nosso churrasco de fundadores, todos os dias várias pessoas visitam o nosso site e algumas tornam-se sócios. Penso que actualmente ainda não temos nenhum sócio da zona sul do país mas garanto que são todos bem vindos.


Este ano 2008 prevesse alguns campeonatos, e etapas para o circuito nacional o qu
e achas desta evolução de provas?

O ranking nacional é importantíssimo, não para saber quem é o campeão nacional mas sim o vice campeão. Haver um circuito nacional é fundamental para que o desporto possa evoluir, tal como os regionais para cada região.


Conta-nos um pouco de como é o espírito do pessoal do norte?

Quem esteve no 1º skimbarrinha percebeu bem o que é o espírito do skim norte, valorizamos muito o “conbíbio” e a animação. Fazemos skim pela diversão que o desporto nos proporciona não havendo competição entre nós.


Como vês o skimming daqui a 5anos e aonde te vês tu no skimming como skimboarder?

Penso que o skim estará nos mesmos moldes mas movimentando já mais dinheiro e envolvendo muito mais gente, eu conto estar lá pelo meio.


Sabemos também que és um dos patrocinados da recente marca de skimboard que dá pelo nome de “Bred”, criada em Aveiro pelo shaper Bruno Lourenço, como surgiu esse patrocínio e quais os teus objectivos para o futuro?

O Bruno convidou-me para me juntar ao Peter e ao Daniel na família Bred, uma recompensa por me ter portado bem nas provas em que participei em 2007. Em 2008 pretendo competir no máximo de etapas do circuito nacional.


Para além da Bred tens mais algum patrocínio?

Não.


Quem te apoia mais no skimming?

A minha namorada gosta de escolher a cor das tábuas e dos decks é um amor, os meus pais liberam o carro sempre que tenho de ir para a nhota, a família Maia gosta mais de mim do que de chocolate estragado e o Skim Norte nunca me deixa skimar sozinho J


Quem são para ti os melhores skimboarders (nacionais e internacionais) e porque?

O Hugo não, o Lino, Mega, Pinto, o JD, o nosso Carlos Mota, o Nikas versão 2008, a malta nova está aí em força também, Paulo Santos, André Abrantes, etc. Estrangeiros Bill Bryan, Justino e Domke, o Domke comeu rojões em Esmoriz como um senhor, não houve cá massa à bolonhesa!

(Beto queres ver que estavas à espera que eu dissesse que és o rei do sider não? Espera sentado.)


O que fazes na vida para além de skimming?

Devia estudar mas não tenho tempo, é só PES, malhar minis e comer amendoins.

Um dia perfeito é… começar na barrinha, almoçar na adega, parar no capitão Gancho, voltar à barrinha, jantar no senhor Jesus e acabar com uma horinha à Dacasca.


O melhor da vida… são os amigos.


De que te orgulhas mais? Deste desporto.


Do que é que tens medo? Do nadador salvador de tarde.


Objectivos para 2008? Nada definido, continuar a curtir a vida sem preocupações e concluir com sucesso o grande projecto de inter-cambio Skim Norte - Roménia.



Uma mensagem a deixar?


Continua com esse espírito Pepa, agora pertences à família Skim Norte, tens de começar a pedir finos em vez de imperiais e beber super bock em vez de sagres! Espero que este teu cantinho do skim continue com o sucesso que tem tido e que esta entrevista não te leve à ruína hehe. Puuxa





Da parte do Skimming PT um agradecimento ao Rui "Espinho" Marinho pela cedência de algumas fotografias!!


E espero mais uma vez que tenham gostado...


Beijinhos e boas ondas ;)


1 comentário:

Anónimo disse...

Sempre achei que este miudo tinha talento.