quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Entrevista ao Mário Saxe

Oláaaa..

Pois é pessoal, está semana "rumei" até ao Norte do país e encontrei uma velha guarda do skimming leiam com atenção... ;)






Nome: Mário Jorge Saxe Costa Dias
Data de Nascimento: 07/11/1975, mas não digas a ninguém (lolol) Local de Nascimento: Algures nas instalações do Hospital de Espinho
Altura: 1,78
Peso: 79.5


Local onde skimas mais: Na capital (praia de Esmoriz)
Spots preferidos: Na capital, Santa Cruz e Praia da Vieira (Principalmente naquelas ruas cheias de bares, my god)
Viagens realizadas: Nunca fui para o estrangeiro numa skimtrip no entanto tudo o que é areias dos melhores Spots nacionais, já as lambi todas. ahahah



Como é que o Skimming entrou na tua vida?
Olha foi numa brincadeira, sempre fui um pouco amedrontado em relação ao mar, na altura o que eu queria mesmo praticar era o surf.
Mas como o mais parecido era o skimming lá ficou e há-de continuar.


O que te prendeu neste desporto?
Talvez para marcar um pouco a diferença.


Há quantos anos fazes skimming?
Ora bem, tinha eu 3anos portanto... ahahah... Nada disso, eu faço skimming a 15 anos.


Tu és um dos meninos da "Velha Guarda" como era o skimming há uns anos atrás?
Era muito louco, claro que as manobras não eram nada como as que se fazem agora.
Antes era um skimming mais simples com poucas manobras, no entanto era mais potente e consistente nas manobras executadas.
Agora faz-se quase tudo com a prancha, manobras muito relacionadas com o skateboard, não sei para inovar, o que é positivo claro.


E como caracterizas o skimming nacional na actualidade e a sua evolução?
Acho que o skimming está no bom caminho, no entanto fala-se muito e faz-se pouco.
Pena termos já algumas marcas de pranchas, de certo renome no mercado e pouco fazem para que haja progresso.
Limitam-se a falar, a pensar de que... mas não vejo nada diferente desde a 15anos atrás, sinceramente.


Como esta a evoluir o skimming na zona Norte?
Esta a evoluir bastante, cada vez temos mais praticantes, a camada jovem esta aderir bastante, também influenciado pelo baixo custo a nivel de investimento.




A teu ver o que se podia melhorar no skimming nacional?
As marcas de prancha nacionais, apostarem mais e serem mais profissionais no trabalho realizado.
O que quero dizer é que não serve só fazer as pranchas, é necessário dar a cara para resolução de problemas, não ficar sentado no computador a elaborar textos fantásticos para encher os olhinhos da malta.
Tudo pode ajudar e nós estamos cá para colaborar, só é preciso falarem com as pessoas certas.


Esta ano 2007, foi um ano recheado de provas... O que achas te das provas?
Sim realmente houve muitas provas, é sinal que temos pernas para andar e há alguém que não dorme em serviço.
Tive o prazer e a possibilidade de me deslocar a algumas delas, portanto acho que saímos deste ano com saldo positivo.


No norte houve duas, umas delas organizada por ti que aspectos positivos e negativos tiras te dessa organização?
Este ano 2007 a nível de skimming aqui na zona norte foi do melhor.
A minha prova correu 5 estrelas, graças a tudo e a toda gente que compareceu no campeonato. Eucom pouca experiência que tenho a nível de organização de campeonatos, acho que com pouco, fiz muito. Quero eu dizer que não precisamos de grandes estruturas, muitos aparato, o que os participantes e os amigos pretendem é divertir-se, passar um fim-de-semana diferente e "combiber" com a gente fantástica do norte carago.


Para o ano contas organizar de novo o SkimBarrinha?
Sim, foi uma promessa que fiz. Algumas pessoas prometem ir a Fátima a pé, eu fico-me por organizar o SkimBarrinha até não poder das "peles" ahahah
Posso dizer com muito prazer, que passado 2 dias após o campeonato, recebo um telefonema do patrocinador principal, a dar-me os parabéns e que para o ano 2008 estava a contar comigo para organizar o 2º SkimBarrinha.
Realmente não existem palavras...


Ultimamente anda se a falar muito no Circuito Nacional de Skimboards organizado pela FPS achas que seria bom ou vês aspectos negativos?
Para mim nem acho bom nem mau.
A meu ver nada melhor que criar um Club de Skimming e é claro ter uma parceria com a Federação.
Eu acho que a FPS já tem muitas modalidades com que se preocupar, o skimming desde sempre ficou esquecido. No entanto se nos queremos apoiar venham eles, sou o primeiro a pagar as quotas.


E para além do Circuito Nacional a hipótese de haver uma etapa no Circuito Internacional, o que achas disso?
Acho que é positivo.
A nível de skimming estamos com uma evolução tremenda, as pessoas envolvidas e organizadoras de campeonatos estão cada vez mais preparadas e informadas para que tudo possa correr a 100%.


O que achas tu sobre o sistema de julgamento informatizado o que vai possivelmente utilizado nas provas do ano 2008 que vai permitir aos atletas saberem as suas notas "in loco"?
Acho que não vai trazer nada positivo. Inclusive ira servir para os atletas menos correctos façam algumas asneiras afim de prejudicar os restantes participantes.
Se os júris forem competentes para tal, não havia necessidade de implementar este sistema.


Trará vantagens ou complicara a vossa actuação?
Não vejo vantagem em nada.
Será que complica? Fica a pergunta no ar...


Como vês o skimming daqui a 5anos e aonde te vês tu como skimboarder?
Eu vejo com boas perspectivas para o futuro, no entanto é bom que as pessoas se mentalizem para fazer algo é preciso esforço e dedicação, como sou muito dedicado naquilo que faço, hoje e daqui a 5anos irei continuar a salpicar astronautas (frase by Party) hehehe


Qual a tua marca de eleição nesta nova realidade nacional de marcas/ pranchas?
A marca de eleição é a Bred Skimboards. A nível de construção estão muito bem trabalhadas, os preços são muito acessíveis, acho uma boa opção.
Espero que ele continue, com este bom desempenho, que esta a fazer até agora e que não decepcione a malta do skimboard.
Decepção estamos nós fartos...


Que pranchas usas e porquê essa escolha?
Eu ando com uma Revolution, acho uma boa prancha, tem alguma qualidade no fabrico no entanto poderia estar melhor, mas quando a dedicação e tempo dispensado para tal não pode ser a 100% existem sempre algumas falhas.
Não quero dizer que não mudo de marca, inclusive se algum patrocinador ler esta entrevista e estiver interessado em mim é um questão de negociar... hehehe


Quem te apoia mais no skimming?
A minha fantástica mulher, Luciana (ex. Skimboarder)


Quem são para ti os melhores skimboarders Nacionais e Internacionais?
O melhor para mim ainda continua a ser o Hugo Santos, talvez pela maneira única em que se posiciona na prancha, pela fluidez etc.
Outro atleta que me agrada bastante é o André Abrantes está a progredir cada vez mais, tem uma presença forte e é muito consistente nas manobras efectuadas. Espero que ele apareça nas etapas deste próximo ano, ele vai fazer "estragos" isso é certo.
Em relação aso skimboarders internacionais, o tio Bill continua a ser o meu preferido, é perfeito em tudo, menos a sua viseira... ahahah, depois também andam para ai uns putos marados como o Paulo Prietto, Brandon Sears etc que daqui a nada não ficam atrás do velhinho.



O que fazes da vida para alem do Skimming?
Sou Responsável de Qualidade, numa empresa de Reparações de Electrónica.



Um dia perfeito é... sem sossego ahahah

O melhor da vida é... Fazer para acontecer.

De que te orgulhas mais? De mim.

Do que é que tens medo? Da maldade e da falsidade e também do Lobo mau ahaha



Objectivos para 2008?
A nível de skimming organizar o SkimBarrinha, acompanhar as provas do possível circuito nacional afim de manter as amizades existentes.
Agora a nível pessoal, possivelmente tentar (risos) ser pai, acho que já está na altura.



Uma mensagem a deixar?
Continua com esse espírito, serve para todos e para todas as ocasiões.

Abraço
Mário Saxe





Praia: Capital (Praia de Esmoriz)
Foto: Espinho



Praia: Capital (Praia de Esmoriz)
Foto: Espinho


Praia: Silvade
Foto: Maria Capela


Praia: Capital (Praia de Esmoriz)
Foto: Autor Desconhecido



A mim resta-me agradecer ao Mário e a todos aqueles que vierem ler.

Peço mais uma vez que comentem, não custa muito! ;)

Bjos

2 comentários:

Anónimo disse...

hehe grande mário sempre a representar... as fotos 1 e 2 são tiradas por minha na praia de esmoriz, a 3 é tirada pela Maria barata em Silvalde, a 4 e k nao sei.

Saudações
Espinho

skimnf disse...

hehe essa do " continua com esse espirito " tem direito de autor.
grande senhor este MARIO.
Os parabens nao sao de mais plo skimbarrinha mas tb para este blog.
keep on !!!