quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Entrevista ao André Abrantes

Olá Familia,

Aqui está mais uma grande entrevista... Desta vez a um menino aqui da zona de Lisboa, que é um atleta do melhor que tenta passar desprecebido mas devido a sua grande qualidade não o consegue fazer... hehe



Foto: Tiago Silva
Praia: São Julião


Nome: André da Silva Abrantes
Data de Nascimento: 20/06/1989
Local de Nascimento: maternidade Alfredo da costa
Altura: 1,75 m
Peso: 70kg

Local onde skimas mais: praia de S. Julião
Spots Preferidos: Paço d’ arcos
Viagens realizadas: Skim trip a França



Como é que o skimboard entrou na tua vida?
Devia ter uns 11 anos quando vi pela primeira vez uma prancha de skim, estava na praia a olhar para um rapaz que deslizava com uma tábua na a areia, achei muito interessante e pede-lhe para experimentar.
Cai algumas vezes (claro!) mas gostei muito. Um ano mais tarde pedi uma prancha nos anos e comecei a praticar…

O que te prendeu neste desporto?
O que mais me prendeu foi a sua dinâmica e adrenalina, deixa-me sempre com a vontade de praticar mais

Há quantos anos praticas?
Pratico há 6 anos.

Quantas vezes por semana fazes skim?
Neste momento é um pouco difícil conseguir estabelecer um dia certo para skimar devido ás más condições do mar visto que estamos no Inverno. Mas mesmo assim tempo ir a praia nos domingos ou as quartas quando saio da escola.

Quais as manobras que mais gostas de sacar na onda?
Back side big spin, 360 shuvit e uns aerials

Foto: Pepa
Praia: Lagoa de Albufeira


O que significa o skimming na tua vida?
O skimming é uma paixão, um verdadeiro prazer que a vida nos deu é um desporto cativante que deixa uma pessoa completamente encantada e com vontade de o praticar.

Sabemos que vives e skimas na Ericeira juntamente com os teus irmãos e o Rui Palma (Palmers como é conhecido), numa vila onde o surf e o bodyboard são reis e senhores a nível mundial, como é que vocês se encaixam no meio de toda essa cultura?
Nós gostamos de ver o pessoal a sacar altas manobras com o surf em ondas grandes e isso é algo que acaba por nos motivar também porque são desportos parecidos….para mim o skimming é talvez uma junção entre o surf e o skate, porque podemos criar grandes manobras e ao mesmo tempo surfar e rasgar as ondas. Tenho muitos amigos surfistas e bodyborders e posso dizer que se impressionam bastante quando lhes mostro vídeos de skim.

Tu és um dos recentes “fenómenos” do skimming nacional, como te vês nessa situação?
Fico contente por ser considerado um “bom skimer” lol mas a nível nacional…não sei, talvez ainda de praticar mais uns bons aninhos para chegar ao nível de certos atletas.


Foto: Tiago Silva
Praia: Paço de Arcos



Quando começas-te a praticar pensas te alguma vez chegar tão rápido onde estás, juntos dos “Grandes”?
Por vezes, no início sonhava muito, só queria ir para a praia levar a prancha e evoluir de dia para dia…desejava ser o melhor lol…mas depois apercebi-me de que atingir o nível do Hugo ou de outros atletas era bastante difícil.

Este ano mostras-te grandes evoluções no teu skimming, o que fazes para isso acontecer?
Fui tentando skimar todos os dias, estando constantemente a ver mos melhores vídeos e a treinar manobras. Apenas basta estar inspirado…

Em termos de provas o que achas-te das provas deste ano 2007?
As provas foram muito boas, estavam bem organizadas, com novas ideias e grande prémios. Este foi o meu melhor ano ate agora!



Foto: (?)
Praia: Praia de Esmoriz

Qual foi a tua primeira “aparição” publica num campeonato, lembras-te? Em que lugar ficas-te? De que te recordas?
Comecei a entrar nas competições em 2003, apesar do nervosismo consegui ficar em 1º lugar na divisão de juniores, e oferecera-me patrocínio. O João Barreiros convidou-me a fazer parte do team folha.

E este ano fostes a todas as provas? Quais foram os resultados que obtiveste-te?
Fui a quase todas. Fiquei duas vezes em 2º lugar e o resto já não me lembro lolol

Que experiências ganhas tu com as idas aos campeonatos?
Aprendo sempre mais, ao ver os outros e a skimar com os melhores.
No fim de cada campeonato tento reparar nos erros mais comuns para que depois possa evitá-los…

Nos últimos tempos tem se falado muito num possível Circuito Nacional onde iriam haver vais etapas em diferentes locais, achas que seria bom para nós termos esse Circuito ou traria aspectos menos positivos?
Acho que seria bom, visto que o skimming é um desporto novo para muita gente, um circuito nacional de skim a percorrer as praias do nosso país de norte a sul era uma boa forma de divulgação do desporto e também uma forte atracção aos atletas para participar.

Juntamente como o Circuito Nacional estão ainda a pensar fazer uma etapa no Circuito Internacional, será bom?
Ainda melhor!...o pessoal iria adorar conhecer novas praias com grandes condições e para alem disso seria uma prova como este desporto tem vindo a evoluir bastante em Portugal.

O que achas do skimming na actualidade e a sua evolução?
Neste momento já existem vários skimers que estão a evoluir e isso nota-se de ano para ano…cada vez são mais e as competições tornam-se muito difíceis. E mesmo fora dos campeonatos já tenho reparado que as praias começam a ficar cheias de pessoal a skimar e as pranchas de madeira são trocadas por outras bem melhores.



Foto: (?)
Praia: (?)






O que achas que se podia/ devia melhorar no skimming nacional?
Acho condições do mar em certas competições deveriam ser melhores, mas de resto acho que estamos num bom caminho…

O skimming tal como tu está a evoluir bastante em termos de marcas/ pranchas, qual a tua marca de eleição nesta nova realidade?
As pranchas Victoria são para mim as melhores

Que pranchas usas e porquê essas escolha?
Eu skimo com uma Victoria porque para alem de gostar muito da minha prancha sou patrocinado por esta marca.

Já está em funcionamento o Regulamento de Provas de Skimboard homologado pela FPS achas que bem feito ou tem pontos que devessem ser mudados?
É sempre bom ter o apoio da FPS nas provas de skim, só acho que não deviam ser tão rigorosos ao não deixarem competir certos atletas por estes não terem o cartão de federado lol…

Espera-se também um sistema de julgamento informatizado o que vai permitir aos atletas saberem os resultados “in loco”, o que te parece este sistema?
Hum… não sei o que é isso, nunca ouvi falar lol

Trará vantagens ou complicara as vossas prestações em prova, pois estarão sobre forte pressão psicológica?
Acho que será um pouco complicado visto que eu tenho alguns problemas relacionados com o nervosismo que me prejudica sempre..

Como vês o skimming daqui a 5anos e aonde te vês tu no skimming como skimboarder?
Daqui a 5 anos espero que o skimming já esteja num nível muito superior e conhecido, espero também vir a atingir o nível do Hugo Santos.

Quem são para ti os melhores skimboarders Nacionais e Internacionais e porquê?
A nível nacional o Hugo Santos está em primeiro e o Mega em segundo.
A nível internacional: Bill Bryan, Brad Domke e Paulo Prietto

O Palmers colocou dois vídeo recentemente no Youtube da vossa Crew (SkimHouse) na Praia dos Coxos que está a fazer muita gente ir lá clicar, tanto tugas como americanos, como é que vocês se juntaram? São só aqueles? Existem mais? Podemos esperar por mais produções vossas em edição de vídeos?
No Youtube estão colocados 3 filmes nossos, dois dele foram postos pelo rui palma e o outro já um pouco antigo foi posto pelo meu irmão mais velho…agora não temos muito tempo para fazer vídeos, mas esperamos produzir um lá pelo verão.

O que fazes na vida para além do skimming?
Estudo, jogo num clube de futebol e ensaio com a banda

Foto: (?)
Praia: Praia de Esmoriz



Um dia perfeito é… uma grande skimada em pleno verão com o pessoal ou uma tarde bem passada com a namorada (patroa) lol.

O melhor da vida é… a minha Vanessa… é sem duvida o melhor da vida

De que te orgulhas mais?
Eu orgulho-me de viver numa localidade cheia de potencial para a prática do skimboard e ter um irmão mais novo cheio de talento neste desporto.

Do que é que tens medo?
Não sei bem, talvez de ficar incapacitado de poder praticar skimming….de sofrer alguma lesão grave.


Objectivos para 2008?
Espero tirar a carta de condução e passar um bom verão com muito skim e muitos campeonatos



Uma mensagem a deixar?
Que o pessoal não deixe de skimar e que divulguem este desporto porque é simplesmente lindo…hehe

Foto: Tiago Silva
Praia: Vigia


Espero que gostem de mais esta entrevista...

Próxima semana sai outra, estejam atentos. ;)
Skimming PT

2 comentários:

Anónimo disse...

O puto é bom é humilde tem estofo de campeão . A entrevista foi bem conduzida

Anónimo disse...

Bom trabalho jornalistico , fotos originais ,este desporto evoluiu muito e o miudo é prova disso . Parabens bom trabalho e boas ondas